Red House Ipiranga



Descrição

Quando o STUDIO DLUX foi chamado para participar do projeto educacional e se deparou com um imóvel de interesse histórico, um casarão localizado no bairro Ipiranga, se viu diante do desafio de ressignificar seu antigo uso residencial, que já não faria sentido atualmente. Conservar um edifício sem atualizar ou repensar a sua função dentro de um novo cenário pode levá-lo ao abandono, impedindo a sua adaptação às mudanças do tempo e da sociedade. 

Trata-se de uma das seis edificações remanescentes de residências da família Jafet e é tombado pelo CONPRESP. No entanto, a casa, que foi construída em 1922, tem nos documentos de construção o nome de Chucri Assad, possível residente, demonstrando proximidade entre duas importantes famílias que vieram ao Brasil no século passado, os Assad (árabes) e os Jafet (libaneses).

Márcio e Gabi procuraram o escritório compartilhando suas vontades de ter algo próprio. Ele, professor de Geografia, ela, advogada, decidiram seguir um antigo sonho de participar da construção por uma educação de qualidade. Moradores do Ipiranga e unidos da bandeira Red House, optaram pelo casarão no próprio bairro para materializar seus planos. À equipe, coube a tarefa de adaptar o edifício para o seu novo uso. 

Foi necessário conhecer a história do casarão do Ipiranga, para estudar a melhor forma de adaptá-lo. Nas pesquisas, descobriu-se que ele foi construído antes do bairro ser abastecido pela rede elétrica e sua adaptação é apenas um dos exemplos de transformações pelas quais passou. Mais que contar suas memórias, o estudo ajudou a entender sua importância na formação da região, sendo um dos primeiros edifícios construídos no bairro, fomentando ainda mais a importância de sua conservação.

Para agregar o programa da escola, aproveitamos os grandes dormitórios existentes para se transformarem em sala de aulas amplas e iluminadas. Em volta da casa, um grande jardim complementa o programa de brincadeiras, esportes e salas de aula ao ar livre, além de uma estrutura auxiliar com salas de aulas e refeitório ao fundo do terreno.

Para completar nosso time, tivemos a consultoria de duas mestres em conservação, a Nattalia Bom Conselho e a Cristiane Py. Elas nos acompanharam por todo o projeto de restauro e aprovação junto aos órgãos responsáveis.

Detalhes

  • Ficha Técnica: Educacional | 900m2
  • Projeto | Execução: 2019 | 2020
  • Arquitetura e Interiores: STUDIO DLUX
  • Conservação e Patrimônio: Nattalia Bom Conselho / Cristiane Py
  • Fotos: Hugo Chinaglia

VER MAIS
Let`s work together
× Fale com o STUDIO DLUX pelo WhatsApp!